A Terapia cognitivo comportamental é um tipo de psicoterapia comprovada cientificamente, breve e focada no problema atual. Também conhecida como TCC, a Terapia cognitiva tornou-se uma das terapias mais estudadas e utilizadas no campo da psicologia nos últimos anos. Sendo indicada exclusivamente por médicos para tratamentos específicos.
Seu principal objetivo é ajudar os pacientes a identificar padrões de pensamentos que influenciam negativamente suas emoções e comportamentos.
O conceito central da Terapia Cognitiva é que você sente e se comporta da forma como você pensa, ou seja, a forma como você interpreta as situações influenciam diretamente suas emoções e seus comportamentos. Segue abaixo o modelo cognitivo para exemplificar seu conceito principal:
Além disso, ela fornece técnicas eficientes na resolução de problemas visando alcançar as metas de tratamento. Entre elas podemos citar:
Técnicas Cognitivas e Comportamentais
As técnicas Cognitivas visam a identificação, contestação e modificação de pensamentos automáticos, distorções cognitivas e crenças irracionais através da Reestruturação Cognitiva.
Já as Técnicas Comportamentais visam a modificar, ampliar ou adquirir novos comportamentos através de técnicas como relaxamento muscular, dessensibilização sistemática, role-play, dramatização, resolução de problemas entre outras.
Durante a terapia o paciente aprende…
- A identificar e alterar padrões de pensamentos e sentimentos que influenciam de forma negativa seus comportamentos;
- Distinguir entre pensamentos, sentimentos e fatos;
- A maneira como seus pensamentos influenciam suas emoções e comportamentos;
- Avaliar criticamente seus pensamentos e suposições (buscar veracidade na forma de perceber a si mesmo, os outros e o mundo);
- Desenvolver pensamentos, percepções mais saudáveis e funcionais para mudança de comportamentos e emoções.
5 Vantagens da Terapia Cognitivo Comportamental
- Tem comprovação cientifica;
- Eficácia para transtornos graves como:
- depressão maior, transtorno de estresse pós-traumático, ataques de pânico, fobia social, ansiedade, transtornos alimentares, psicoses ou abuso de substâncias;
- Examina a formação de esquemas mentais que causam a problemática atual;
- Ensina técnicas para serem aplicadas na vida cotidiana;
- É uma terapia focada no problema atual e com possibilidade de menor duração de tratamento em comparação com outras terapias.
Claudia Cruz
Psicóloga/ CRP: 06/103587
“Se pudermos reorientar nossos pensamentos e emoções e reorganizar nosso comportamento, então poderemos não só aprender a lidar com o sofrimento mais facilmente, mas, sobretudo em primeiro lugar, evitar que muitos deles surjam”. (Dalai Lama)
Leia também:
Reestruturação Cognitiva
Distorções do Pensamento
Gostei muito do texto explicativo. faz todo sentido
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi Elisabete! Que bom que você gostou do texto, fico muito feliz! Seja bem vinda ao blog!
CurtirCurtir