Terapia Cognitivo Comportamental
A Terapia cognitivo comportamental é um tipo de psicoterapia comprovada cientificamente, breve e focada no problema atual. Também conhecida como TCC, a Terapia cognitiva tornou-se uma das terapias mais estudadas e utilizadas no campo da psicologia nos últimos anos. Sendo indicada exclusivamente por médicos para tratamentos específicos.
Seu principal objetivo é ajudar os pacientes a identificar padrões de pensamentos que influenciam negativamente suas emoções e comportamentos.
O conceito central da Terapia Cognitiva é que você sente e se comporta da forma como você pensa, ou seja, a forma como você interpreta as situações influenciam diretamente suas emoções e seus comportamentos. Segue abaixo o modelo cognitivo para exemplificar seu conceito principal:

Além disso, ela fornece técnicas eficientes na resolução de problemas visando alcançar as metas de tratamento. Entre elas podemos citar:
Técnicas Cognitivas e Comportamentais
As técnicas Cognitivas visam a identificação, contestação e modificação de pensamentos automáticos, distorções cognitivas e crenças irracionais através da Reestruturação Cognitiva.
Já as Técnicas Comportamentais visam a modificar, ampliar ou adquirir novos comportamentos através de técnicas como relaxamento muscular, dessensibilização sistemática, role-play, dramatização, resolução de problemas entre outras.
Durante a terapia o paciente aprende…

- A identificar e alterar padrões de pensamentos e sentimentos que influenciam de forma negativa seus comportamentos;
- Distinguir entre pensamentos, sentimentos e fatos;
- A maneira como seus pensamentos influenciam suas emoções e comportamentos;
- Avaliar criticamente seus pensamentos e suposições (buscar veracidade na forma de perceber a si mesmo, os outros e o mundo);
- Desenvolver pensamentos, percepções mais saudáveis e funcionais para mudança de comportamentos e emoções.
5 Vantagens da Terapia Cognitivo Comportamental
- Tem comprovação cientifica;
- Eficácia para transtornos graves como:
- depressão maior, transtorno de estresse pós-traumático, ataques de pânico, fobia social, ansiedade, transtornos alimentares, psicoses ou abuso de substâncias;
- Examina a formação de esquemas mentais que causam a problemática atual;
- Ensina técnicas para serem aplicadas na vida cotidiana;
- É uma terapia focada no problema atual e com possibilidade de menor duração de tratamento em comparação com outras terapias.
Claudia Cruz
Psicóloga/ CRP: 06/103587

“Se pudermos reorientar nossos pensamentos e emoções e reorganizar nosso comportamento, então poderemos não só aprender a lidar com o sofrimento mais facilmente, mas, sobretudo em primeiro lugar, evitar que muitos deles surjam”. (Dalai Lama)
Gostei muito do texto explicativo. faz todo sentido
Oi Elisabete! Que bom que você gostou do texto, fico muito feliz! Seja bem vinda ao blog!