Reestruturação Cognitiva

A Reestruturação Cognitiva é um processo psicoterapêutico da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), que tem como objetivo ensinar os pacientes a modificar pensamentos *disfuncionais, distorções cognitivas e crenças limitantes, por pensamentos e crenças mais adaptativas, realistas e funcionais.

Para a Terapia Cognitiva a forma como atribuímos significado as situações, influência a maneira como nos sentimos e na forma como lidamos com ela. O problema ocorre quando nossas interpretações são distorcidas e acabam gerando emoções e comportamentos disfuncionais.  Portanto pensar, sentir e agir estão estreitamente relacionados entre si.

grafico_aimora2

A Reestruturação Cognitiva conta também com estratégias e técnicas que são praticadas durante e fora da sessão.  Ela é dividida em identificação, contestação e modificação desses esquemas disfuncionais para que a pessoa possa ressignificar o pensamento, mudando assim seu estado emocional e seus comportamentos. Ressignificar é:

  • Dar um novo significado a algo;
  • Mudar a perspectiva;
  • Reformular a forma de interpretar as situações ou suas experiências.

Muitas vezes não podemos mudar uma situação, mas podemos escolher como queremos lidar com ela. Ressignificar não quer dizer negar a realidade, nem mesmo pensamento positivo, pois isso seria mentir para si mesmo. Significa aceitar a realidade, buscando outras escolhas, perspectivas e interpretações. Mudar o pensamento, mudando suas emoções e suas atitudes.

“Se você não pode mudar a situação, mude a perspectiva de seu olhar”.

Man pulling curtain of darkness to reveal a new better world. Co

Gostou de artigo? Compartilhe com sua rede social e deixe o seu comentário!

Psicóloga Claudia Cruz

*Disfuncional: São pensamentos ou comportamentos que não funcionam como deveriam funcionar, ou seja, são contraditórios a verdadeira realidade. “Não sou capaz de tirar notas boas”. Tal pensamento pode contradizer com a realidade se a pessoa se esforçar mais nos estudos.

4 comentários em “Reestruturação Cognitiva”

  1. Li os artigos: Reestruturação Cognitiva/Leitura Mental/Pensamentos Distorcidos, e considero-os excelentes. Escritos de forma clara, objetiva, muito didática. Portanto, muito fáceis de serem entendidos/assimilados.

    Parabéns, psicóloga Cláudia Cruz.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi José! Fico feliz que tenha gostado dos textos! Seja bem vindo ao blog! Obrigado pelo comentário!!!Um abraço.

      Curtir

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s