Necessidade de aprovação: 7 Atitudes que demonstram essa dependência. (Parte 2)

A necessidade de aprovação é um comportamento que pode comprometer os relacionamentos interpessoais, especialmente se ele é vivenciado de forma exagerada.

No artigo anterior Necessidade de Aprovação: o sofrimento de querer agradar a todos, eu falei sobre como essa necessidade pode afetar a vida da pessoa, desencadeando uma baixa autoestima, comportamentos de passividade, pensamentos disfuncionais e crenças irracionais pouco saudáveis para sua saúde emocional de acordo com a Terapia Cognitivo Comportamental.

Atendendo no consultório há vários anos pessoas com essas dificuldades, selecionei abaixo 7 tipos de comportamentos mais comuns que demonstram elevada necessidade de aprovação. Confira:

7 Atitudes que demonstram elevada necessidade de aprovação

agradar-a-todos-voce-nao-precisa-disso

1. Incapacidade em dizer “Não”

Se você tem dificuldade em dizer “não” por medo de desagradar o outro, criar conflitos, indiferenças ou magoar a outra pessoa, você pode estar presa a essa necessidade de aprovação. Esse tipo de comportamento pode trazer uma sobrecarga muito grande em sua vida, atrapalhando suas relações e principalmente o seu bem estar consigo mesmo.

2. Deixar seus desejos de lado

Deixar seus desejos e vontades para segundo plano, atendendo aos desejos de outras pessoas em primeiro lugar, pode acarretar com o tempo em uma anulação de si mesmo. Anular nossos desejos faz com que esqueçamos quem somos de verdade.

3. Não demonstrar emoções quando não gosta de algo

Não demonstrar emoções de desaprovação para não se sentir rejeitado(a) ou mesmo julgado por suas opiniões, cai na mesma armadilha da anulação. Ainda que o outro não saiba dos seus pensamentos e sentimentos, você sabe e não demonstrá-lo faz com que você sofra psicologicamente. Esse comportamento faz com que você não respeite suas opiniões próprias.

4. Se justificar por tudo

Posso dizer que esse comportamento é de todos o mais comum. Ficar se justificando ou dar explicações excessivas para tudo o que se faz. Esse comportamento é consequência de tentar fazer com o outro entenda a sua situação e não o desaprove. Além disso, esse tipo de atitude é bem desgastante.

5. Hesitar em opinar, por não saber o que os outros pensam sobre o assunto ou mudar de opinião

Uma coisa é não conhecer sobre um determinado assunto e de fato ter dificuldade em dar sua opinião, por falta de um conhecimento mais amplo. Outra coisa é conhecer sobre um assunto e não querer dar sua opinião sem antes saber o que os outros pensam. Ou mudar de opinião mesmo não concordando com o outro. Se você costuma ter esses comportamentos com frequência a necessidade de aprovação é marcante no seu dia a dia.

6. Comprar qualquer coisa pensando na opinião dos outros

Aqui se encaixa perfeitamente a distorção cognitiva de leitura mental, da qual eu já falei em posts anteriores. Se você ao comprar qualquer coisa pensa no que as pessoas irão pensar, é bem provável que um sentimento de insatisfação possa te acompanhar. Agradar o outro e se desagradar na maioria das vezes aponta por não conseguir fazer suas próprias vontades e desejos.

7. Incapacidade/dificuldade em tomar decisões sem antes consultar outras opiniões.

Esse comportamento está fortemente relacionado com um sentimento de insegurança. Se você antes de tomar qualquer decisão precisa consultar várias pessoas e ao decidir, parte de sua decisão tem uma pequena parcela do que você realmente gostaria de fazer. Provavelmente a necessidade de aprovação esta presente em sua vida.

Conclusão

Se você se identificou com vários desses comportamentos citados acima, não desanime. Da mesma forma como você aprendeu a se comportar e pensar dessa maneira, é possível mudar sua percepção e principalmente a crença irracional que acompanha essa forma de viver. A psicoterapia pode ajudar muito nesse processo de mudança. Busque autoconhecimento e seja autor(a) da sua história.

Para refletir…

adrian-gras-nessa-historia-de-querer-agradar-a-todos-no-45913

 

Um grande abraço,

Claudia Cruz

Psicóloga/Terapia Cognitivo Comportamental

Quer saber mais sobre esse tema?

No próximo post estarei falando sobre: Como superar a necessidade de aprovação e viver mais feliz! Deixe seu comentário!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

6 respostas

    1. Olá novamente Flaviana! Muito obrigado por acompanhar o blog e agora seguidora no Instagram 😉. Esse artigo é dividido em três séries que estão relacionados acima, se ainda não leu, leia. Nele tentei somar todo o tema para deixá-lo o mais completo possível. Espero que goste também. Um grande abraço 😘

  1. Boa tarde, muito obrigada Dra. Claudia gostei muito do conteúdo das informações, me ajudaram muito! Infelizmente hoje nós vivemos em um mundo cheio de doenças como por exemplo as doenças emocionais e que bom que existem os psicólogos como a senhora para nos ajudarem a lidar com tudo isso e um grande consolo é saber que em breve as palavras registradas em Isaías 33:24 que diz: Nenhum habitante dirá: Estou doente! irá se cumprir e todas essas doenças deixarão de existir para sempre! Para mais informações sobre como essa promessa de Deus, o nosso Criador, irá se cumprir acesse o site jw.org disponível em mais de mil idiomas. Atenciosamente
    Alessandra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes:

blog

mais autoestima

sobre a autora

Claudia Cruz, Psicóloga clínica com aborgagem em Terapia Cognitivo Comportamental, Palestrante e Colunista do blog Psicologia Acessível. Possui 12 anos de experiência em atendimentos individuais prestados à brasileiros localizados em mais de 5 paises diferentes. Especialista em tratamentos para Ansiedade, Transtornos Alimentares e Emagrecimento.

plugins premium WordPress

Aprenda a controlar sua anciedade!

15% off

Use o cupom: EBOOK15

Ebook: vencendo a mente inquieta e ansiosa

Fale comigo AGORA no WhatsApp