Necessidade de Aprovação: 6 Passos para superar. (Parte 3)

A necessidade de aprovação é um comportamento adquirido ao longo dos anos e capaz de deteriorar a sua relação consigo mesmo. Superar essa necessidade é um caminho que precisa ser percorrido com muita perseverança e determinação.

Nos artigos anteriores eu falei sobre os comportamentos, pensamentos e sentimentos que acompanham esse comportamento, que causa sofrimento psíquico quando é vivenciado de forma exagerada. Abaixo listei 6 passos que poderão servir de guia para superar a necessidade de aprovação.

6 Passos para superar a Necessidade de Aprovação

nem-um-lado-nem-outro-foto-03

1º Passo: Avalie os custos desse comportamento

Comece se perguntando: Quais as maiores desvantagens/custos que você enfrenta com a necessidade de se sentir aprovado? (no trabalho, na família, com os amigos e com você mesmo).

  • Sente-se anulada(o) em suas opiniões?
  • Sobrecarregada(o) com atividades e desejos de outras pessoas?
  • Sente-se passiva(o) nas suas atitudes?
  • Insatisfação em não conseguir expressar ou fazer o que gostaria de fazer por medo?
  • Sente-se com a autoestima baixa ou frágil?
  • Outros…

Esses custos e desvantagens poderão ser um bom começo para você pensar em como vai valer a pena mudar.

2º Passo: Descubra quem é você

É comum pessoas com necessidade de aprovação expressar que não sabem o que gostam de fazer ou não saber quem é de verdade. Isso ocorre devido a estarem sempre em busca do que as outras pessoas gostam e esperam delas. Acabam não conseguindo identificar suas preferências pessoais.

Anote em um papel o que você gosta de fazer, quais são seus sonhos, suas qualidades, suas conquistas, suas opiniões sobre determinada situação que ocorreu com você e etc. Quanto mais você for anotando, mais você vai começar a se autoconhecer. Anote um item ou mais todos os dias.

3º Passo: Aprenda a se escutar

Aprender a se escutar é muito importante para superar a necessidade de aprovação. Não coloque o foco no que as pessoas esperam de você, mas no que realmente quer fazer e em suas opiniões. Pergunte-se:

  • O que eu acho sobre isso?
  • O que eu gostaria realmente de fazer?

4º Passo: Aprenda que desaprovação não é o mesmo que rejeição

Não podemos confundir desaprovação com rejeição. Só porque alguém não concordou com você, não significa que ela está te rejeitando. As diferenças existem, aceite-as.

5º Passo: Aceite as diferenças

Não somos iguais a ninguém, podemos ser parecidos com outras pessoas, mas não há ninguém no mundo literalmente igual a você na genética e história de vida. A necessidade de aprovação te afasta de quem você é de verdade. Tenha firmeza nas suas opiniões e como qualquer outra pessoa você também pode errar.

6º Passo: Fortaleça sua Autoestima

Fortalecer a autoestima é um dos elementos essenciais, pois através do autoconhecimento, você passa a se conhecer melhor, trabalhando suas dificuldades e  ampliando suas potencialidades e qualidades pessoais.

Dica extra: Faça terapia

Fazer terapia é uma ótima opção, especialmente se for difícil trabalhar sozinha(o) esses conceitos acima. Além disso, na psicoterapia é desenvolvido um trabalho específico para aprender a ter uma comunicação assertiva – trabalhando as dificuldades em dizer “não”, comportamento passivo entre outros comportamentos.

Conclusão

Assim como você levou anos buscando aprovação de outras pessoas, não será de uma hora para outra que irá mudar esse comportamento. Lembre-se de que haverá momentos em que poderá ter recaídas, mas o importante é se levantar e continuar esse processo de mudança sem culpa e com determinação. 

 

Um grande abraço,

Claudia Cruz

Psicóloga/Terapia Cognitivo Comportamental

 

sidney_saymon_alem_de_ser_impossivel_agradar_a_todos_ta_loql8r0

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

6 respostas

  1. Olá Cláudia,
    Comecei um processo de autoconhecimento, e fui descobrindo alguns comportamentos como esse.. Seus conteúdos foram maravilhosos, super claros, tanto para entender como é, e como melhorar.

    Arrasou demaissss! Muito obrigada! 🙂

    1. Oi Juh fico feliz que você tenha gostado do artigo😉! E que bom que iniciou um processo de autoconhecimento que vai muito com certeza! Se você ainda não faz parte das leitoras do blog, aproveita para se inscrever e receber a próximas novidades! Um grande abraço 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes:

blog

mais autoestima

sobre a autora

Claudia Cruz, Psicóloga clínica com aborgagem em Terapia Cognitivo Comportamental, Palestrante e Colunista do blog Psicologia Acessível. Possui 12 anos de experiência em atendimentos individuais prestados à brasileiros localizados em mais de 5 paises diferentes. Especialista em tratamentos para Ansiedade, Transtornos Alimentares e Emagrecimento.

plugins premium WordPress

Aprenda a controlar sua anciedade!

15% off

Use o cupom: EBOOK15

Ebook: vencendo a mente inquieta e ansiosa

Fale comigo AGORA no WhatsApp