3 coisas que podem atrapalhar sua aprendizagem

Olá, pessoal!

Gostaria de iniciar esse artigo com uma pergunta: O que mais te atrapalha na hora de estudar? Pensamentos, sentimentos ou situações?

Muitos fatores podem atrapalhar o processo de aprendizagem. Se você está aprendendo outro idioma, fazendo um curso de informática ou qualquer outra aprendizagem que esteja se envolvendo, vale a pena ficar atento para essas interferências que podem te desmotivar ou fazer com que você leve mais tempo para aprender.

Abaixo vou deixar 3 fatores que valem a pena serem analisados para melhorar seu desempenho na aprendizagem:

1 .Pensamentos negativos

lembrete_pensamento-630x315

A todo o momento estamos pensando em algo, seja positivo ou negativo os pensamentos fazem parte do nosso dia. Porém os pensamentos negativos  podem nos atrapalhar quando estamos aprendendo ou estudando. Por exemplo:

  • “Eu nunca vou aprender isso.”
  • “Não sei o que eu estou fazendo aqui.”
  • “Todo mundo já aprendeu menos eu, sou um fracasso.”

2. Emoções nocivas

imagem_estresse_670x447

Assim como os pensamentos fazem parte da nossa vida, as emoções também fazem e na maioria das vezes surgem a partir dos pensamentos que temos.

Se você tem pensamentos negativos com frequência relacionados a você ou aos seus estudos, provavelmente também experimentará sentimentos e emoções negativas.

Estresse, ansiedade e medo, por exemplo, são emoções comuns a qualquer pessoa, o problema está quando eles são vividos de forma frequente ou intensa. No caso da aprendizagem podem gerar diversos problemas, como:

  • Estresse: em excesso dificulta na memorização de novos conteúdos;
  • Ansiedade: assim como o estresse dificulta na fixação de conteúdos e gera insegurança de desempenho nos estudos;
  • Medo: quando não é trabalhado, dificulta a pessoa em se expor por medo de errar ou por medo do que as outras pessoas podem pensar a seu respeito.

3. Hábitos Prejudiciais

17-gallery_photos-3322cab8

Entre os hábitos prejudiciais podemos citar:

  • Estudar cansado: é muito importante separar um tempo para descansar e aliviar o estresse. Planeje seus estudos e separe um tempo para cada coisa: estudo, trabalho e lazer.
  • Procrastinação: especialmente de conteúdos, disciplinas ou módulos que você não se identificou ou que não gosta de estudar. A dica é: busque motivação para os conteúdos que você não gosta de estudar ou praticar, assim ficará mais fácil dar continuidade ao seu aprendizado.

E para concluir…

Estudar requer disciplina, dedicação e principalmente autoconhecimento, dedique tempo para conhecer suas potencialidades e também suas dificuldades, pois quem se conhece tem mais probabilidade de superar suas dificuldades e alcançar suas metas com sucesso.

Estudar-artigo

Um grande abraço,

Claudia Cruz

Psicóloga/Terapia cognitivo Comportamental

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s