Para que servem as emoções?

Já imaginou uma vida sem emoções e sentimentos? Não né! Com certeza, se a vida fosse assim, não teria sentido algum. As emoções tem uma forte influência e importância em nossa vida, pois elas:

  •  Revelam as nossas necessidades;
  • São capazes de nos aproximar das pessoas;
  • Geram comportamentos e decisões;
  • São responsáveis por mudanças em nossa vida;
  • E nos tiram de situações perigosas.

São como um termômetro por assim dizer, indicando o grau do nosso bem estar.

As emoções também são capazes de provocar várias alterações fisiológicas em nosso corpo, como:

  • Aumentar os batimentos cardíacos,
  • Sudorese;
  • Respiração ofegante;
  • Tremores;
  • Enrubescer ou empalidar  o rosto;
  • Aumentar a pressão sanguínea;
  • Nos fazer chorar e assim por diante.

Podemos dizer que as emoções movem a nossa vida.

Você sabe qual é a diferença entre emoção e sentimento?

As emoções dão origem aos sentimentos e os dois estão relacionados entre si, porém, eles são processados por caminhos diferentes em nosso cérebro.

As emoções são orientadas para o exterior e podem ser observadas por outras pessoas pela expressão facial, mudanças na voz e no comportamento, como: o medo, a alegria, o nojo, a raiva e a tristeza. São vividos de forma mais intensa e com uma duração mais breve.

os sentimentos são orientados para o interior. É a forma como interpretamos as emoções que experimentamos como: a saudade, o fracasso, solidão e o arrependimento. É vivido de forma menos intensa que as emoções e são mais duradouros.

Os Pensamentos e as Emoções

Os pensamentos também são capazes de gerar emoções e sentimentos, ou seja, a maneira como você se sente ou tem se sentido ultimamente, tem uma forte relação com a maneira com que você tem interpretado as situações e os eventos da sua vida. Quando mudamos as nossas percepções, os sentimentos também mudam.

Conhecer os pensamentos que estão por trás das emoções é muito útil para entender o porquê você tem experimentado determinadas emoções de maneira muito intensa e, talvez, prejudicial como: a preocupação, a ansiedade, a culpa e etc. Uma dica para identificar os pensamentos que estão antecedendo suas emoções, é se perguntar:

  • “O que estava passando na minha cabeça, quando comecei a me sentir…(sentimento/emoção) ansioso?
  • O que eu estava pensando quando comecei a me sentir…(sentimento/emoção) magoado?

No começo pode parecer difícil identificar os pensamentos que estão por trás das suas emoções, mas com a prática desse exercício, vai ficando mais claro o quanto eles interagem entre si.

Emoções básicas

Lista de sentimentos

Saudade Coragem Preocupação Confuso Desconfiança Ansiedade Decepção Orgulho Solidão Culpa Tranquilidade Vergonha Gratidão Arrependimento Rancor Vazio Amargura Apatia Inveja Ódio

Lidar com as emoções é um aprendizado que se inicia na infância com nossos pais, familiares, amigos e situações do cotidiano. Elas fazem parte da nossa vida, dando o colorido e o significado que ela precisa; nos motivando, nos guiando e nos preservando.

As emoções começam a nos prejudicar quando a vivenciamos de forma exagerada, prejudicando assim a nossa qualidade de vida. Nesse caso, busque ajuda de um profissional qualificado para reestabelecer o equilíbrio entre seus pensamentos, sentimentos e comportamentos. Daí então, é só aproveitar o melhor da vida!

Psicóloga Claudia Cruz

Depoimentos

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes:

blog

mais autoestima

sobre a autora

Claudia Cruz, Psicóloga clínica com aborgagem em Terapia Cognitivo Comportamental, Palestrante e Colunista do blog Psicologia Acessível. Possui 12 anos de experiência em atendimentos individuais prestados à brasileiros localizados em mais de 5 paises diferentes. Especialista em tratamentos para Ansiedade, Transtornos Alimentares e Emagrecimento.

plugins premium WordPress

Aprenda a controlar sua anciedade!

15% off

Use o cupom: EBOOK15

Ebook: vencendo a mente inquieta e ansiosa

Fale comigo AGORA no WhatsApp