Já imaginou uma vida sem emoções e sentimentos? Não né! Com certeza, se a vida fosse assim, não teria sentido algum. As emoções tem uma forte influência e importância em nossa vida, pois elas:
- Revelam as nossas necessidades;
- São capazes de nos aproximar das pessoas;
- Geram comportamentos e decisões;
- São responsáveis por mudanças em nossa vida;
- E nos tiram de situações perigosas.
São como um termômetro por assim dizer, indicando o grau do nosso bem estar.
As emoções também são capazes de provocar várias alterações fisiológicas em nosso corpo, como:
- Aumentar os batimentos cardíacos,
- Sudorese;
- Respiração ofegante;
- Tremores;
- Enrubescer ou empalidar o rosto;
- Aumentar a pressão sanguínea;
- Nos fazer chorar e assim por diante.
Podemos dizer que as emoções movem a nossa vida.
Você sabe qual é a diferença entre emoção e sentimento?
As emoções dão origem aos sentimentos e os dois estão relacionados entre si, porém, eles são processados por caminhos diferentes em nosso cérebro.
As emoções são orientadas para o exterior e podem ser observadas por outras pessoas pela expressão facial, mudanças na voz e no comportamento, como: o medo, a alegria, o nojo, a raiva e a tristeza. São vividos de forma mais intensa e com uma duração mais breve.
Já os sentimentos são orientados para o interior. É a forma como interpretamos as emoções que experimentamos como: a saudade, o fracasso, solidão e o arrependimento. É vivido de forma menos intensa que as emoções e são mais duradouros.
Os Pensamentos e as Emoções
Os pensamentos também são capazes de gerar emoções e sentimentos, ou seja, a maneira como você se sente ou tem se sentido ultimamente, tem uma forte relação com a maneira com que você tem interpretado as situações e os eventos da sua vida. Quando mudamos as nossas percepções, os sentimentos também mudam.
Conhecer os pensamentos que estão por trás das emoções é muito útil para entender o porquê você tem experimentado determinadas emoções de maneira muito intensa e, talvez, prejudicial como: a preocupação, a ansiedade, a culpa e etc. Uma dica para identificar os pensamentos que estão antecedendo suas emoções, é se perguntar:
- “O que estava passando na minha cabeça, quando comecei a me sentir…(sentimento/emoção) ansioso?
- O que eu estava pensando quando comecei a me sentir…(sentimento/emoção) magoado?
No começo pode parecer difícil identificar os pensamentos que estão por trás das suas emoções, mas com a prática desse exercício, vai ficando mais claro o quanto eles interagem entre si.
Emoções básicas
Lista de sentimentos
Lidar com as emoções é um aprendizado que se inicia na infância com nossos pais, familiares, amigos e situações do cotidiano. Elas fazem parte da nossa vida, dando o colorido e o significado que ela precisa; nos motivando, nos guiando e nos preservando.
As emoções começam a nos prejudicar quando a vivenciamos de forma exagerada, prejudicando assim a nossa qualidade de vida. Nesse caso, busque ajuda de um profissional qualificado para reestabelecer o equilíbrio entre seus pensamentos, sentimentos e comportamentos. Daí então, é só aproveitar o melhor da vida!
Psicóloga Claudia Cruz