Olá pessoal,
A nossa conversa de hoje é sobre cuidar de si mesmo. Como está esse cuidado com você? Sabia que cuidar de si mesmo é como “alimentar” as áreas da sua vida (pessoal, profissional, espiritualidade, saúde e bem estar) de forma saudável e equilibrada? Além disso, é um principio para desenvolver:
- Amor próprio (se amar);
- Elevar a autoestima;
- Se valorizar;
- Se conhecer;
- Se acolher;
- Se perdoar;
- E se permitir ter momentos de paz, prazer e etc.
Nos primeiros atendimentos com o paciente na clínica, quando faço a entrevista inicial (anamnese), eu sempre pergunto:
– Como está o seu sono, quantas horas você dorme por dia, como está a sua alimentação, como é a sua rotina, o que você gosta de fazer. Entre outras perguntas.
E geralmente as respostas que tenho tido são:
- “Ah, Claudia, às vezes eu durmo às 23 horas, às vezes eu vou dormir às 2 ou às 3 horas da manhã. Não tenho um horário!”
- “Minha alimentação está péssima.”
- “Rotina….hum…”
- “Não sei o que eu gosto de fazer, talvez ler? Nunca parei para pensar!”
Se a sua vida está mais voltada para obrigações ou regras e você não está tendo tempo para cuidar de si mesmo, então comece o quanto antes a organizar-se e a cuidar de você, pois esse cuidado é essencial para ter uma vida com equilíbrio e bem estar. Abaixo separei 6 dicas que eu acredito ser muito importante nesse cuidado.
6 dicas para cuidar de si mesmo
Se alimente de forma saudável
Alimentar-se de forma saudável é muito importante, além disso, ter horários para fazer as refeições sem pressa e sem estresse é essencial. Aproveite a dica 7, já publicada aqui no blog.
Tenha um sono restaurador
Dormir bem é muito importante, pois quando não dormimos o suficiente, os primeiros sintomas que temos é a irritabilidade, mudanças de humor, cansaço, diminuição da concentração entre outros sintomas. Faça a experiência de dormir pelo menos 8 horas por dia e ao final de uma semana observe como você está se sentindo. Vale a pena.
Cuide da sua saúde física
Faça exames anuais para saber como anda sua saúde, assim fica mais fácil prevenir ou mesmo tratar de doenças quando são descobertas logo no início. Tenha hábitos saudáveis como caminhar, fazer exercícios e etc.
Cuide da sua saúde emocional
Pare de se comparar com outras pessoas, de ver só o negativo em você, de se autocriticar ou de se punir. Cultive pensamentos mais saudáveis em relação a você, descobrindo suas qualidades como pessoa, suas conquistas, o que gosta de fazer e veja o quanto sua autoestima vai mudar.
Alimente sua espiritualidade
Fé, saúde e felicidade estão estreitamente relacionadas. Pessoas com fé tem mais propensão a experimentar sentimentos de amor, perdão e esperança. Portanto alimente e pratique a sua fé. Leia também a dica 6 – Vida com fé.
Busque equilíbrio entre trabalho e lazer
Permita-se ter momentos para relaxar, fazer o que gosta, divertir-se, pois quando ficamos focados somente no trabalho ou nas obrigações tudo isso fica para segundo plano. No trabalho faça pausas para aliviar o estresse, movimente o corpo para não ficar somente em uma posição o dia inteiro e etc.
E para terminarmos…
Permita-se cuidar de você em qualquer lugar que esteja. Se valorize, se ame, se cuide! Você merece e a sua autoestima agradece!
Espero que essas dicas te ajudem a melhorar o seu relacionamento com você mesmo e a melhorar sua autoestima. Deixe um comentário, compartilhe comigo e com os outros leitores o que achou do artigo.
Um grande abraço,
👋😃 Claudia Cruz
Psicóloga/Terapia Cognitivo Comportamental.
Respostas de 4
Adoro seus artigos Claudia.
Gostoso de ler e sempre com dicas especias para nós.
Parabéns
Sucesso sempre menina 🌹
Oi Miriam, obrigado! Sucesso pra você também…
Òtimas dicas Cláudia, me segue lá no meu blog: http://www.inglescomoaprenderdeformarapidaepratica.wordpress.com
Oi Adriano, que bom que gostou das dicas. Vou visitar seu blog…