É possível pagar por suas consultas e receber o reembolso do seu plano de saúde
O pedido de reembolso de psicoterapia é um direito garantido por lei a todos pacientes que queiram escolher um psicólogo, sem depender do convênio.
Como solicitar o reembolso?
1 – Passo: Entre em contato com seu Plano de saúde
Entre em contato com o seu plano de saúde e pergunte o valor de reembolso para consultas de psicoterapia (eles são obrigados a informar esses valores e os procedimentos para solicitação). Pergunte também quais são os documentos necessários para a solicitação – Alguns planos de saúde pedem Laudo Psicológico(*) e outros não.
2. Passo: Encaminhamento Médico:
Marque uma consulta com um médico de sua preferência e peça o encaminhamento médico para fazer psicoterapia. É importante que esse documento seja datado, tenha um CID e seja carimbado com o CRM do médico.
3. Passo: Marque sua consulta de psicoterapia
Para agendar um horário, clique aqui.
4. Passo: Recibos de Pagamento
Após o pagamento das sessões, conforme a sua escolha, os recibos serão entregues mensalmente.
5. Passo: Pedido de reembolso
Após receber o recibo das suas consultas, encaminhe para o seu convênio e de acordo com o valor informado por eles, você receberá o reembolso dentro de alguns dias também informado por eles.
Observação:
É de responsabilidade do paciente enviar os recibos para o convênio assim como saber os valores a serem reembolsados e os procedimentos de entrega dos documentos.
(*) Laudo Psicológico: caso o convênio solicite
Esse documento é elaborado por mim, onde irá constatar a necessidade do processo de psicoterapia, você irá receber o documento que terá os seguintes dados: Nome do paciente, diagnóstico, quadro clínico atual, descrição e justificativa para a terapia indicada.
Notícias
Planos de saúde não podem mais limitar psicoterapia
Imposto de Renda: terapia pode ser declarada como despesa médica