Como foi o ano de 2021 para você? Esse ano trouxe muitos desafios, aprendizagens, superações, mas também trouxe perdas irreparáveis para muitas famílias! O isolamento social com certeza marcou a vida de muitas pessoas!
No entanto, quando chega o final de ano o que mais vemos na TV e nas redes sociais são as retrospectivas, o que não será diferente esse ano. Elas nos fazem lembrar dos momentos mais importantes que tivemos nesse período, das escolhas que fizemos e nos mostra como estamos atualmente em nossa vida.
O ano de 2021 está chegando ao fim e como de costume, eu faço uma retrospectiva terapêutica com todos os meus pacientes para podermos refletir sobre as escolhas que foram feitas e principalmente quais aprendizagens e significados que esse ano trouxe. Hoje quero compartilhar esse exercício terapêutico com você para aumentar seu autoconhecimento e levá-lo a uma reflexão! Vamos lá?
Pegue caneta e papel ou o seu diário terapêutico e deixe as lembranças do que você viveu em 2021 virem naturalmente. Procure fazer esse exercício em um local calmo e sossegado. Reflita sobre cada pergunta abaixo e responda livremente:
- Se 2021 fosse uma palavra, qual seria?
- O que você descobriu sobre você nesse ano?
- O que você aprendeu com esse ano que está terminando em uma palavra? Justifique porque.
- Quais foram as pessoas que mais estiveram ao seu lado em 2021?
- Quais foram os melhores momentos desse ano?
- Quais foram os momentos mais difíceis desse ano?
- O que você NÃO quer levar para 2022?
- O que você quer fazer ou continuar fazendo em 2022?
Se desejar, guarde essa carta com o título “2021”, para que cada ano você possa ler novamente e continuar essa pratica de retrospectiva pela escrita. Servirá também como um registro de suas memórias.
Desejo que 2022 seja um ano para quebrar barreiras, lutar pelo que se acredita e concretizar! UM FELIZ ANO NOVO!

Até o ano que vem…
Claudia Cruz
Psicóloga/Terapeuta Cognitivo Comportamental
Respostas de 2
Fique a vontade para compartilhar comigo sua retrospectiva por email ou aqui nos comentários. Um grande abraço a todos e boas festas!
Republicou isso em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (TCC) – Campinas.