Raiva

“As vezes sinto que estou a flor da pele. Parece que vou perder todo o controle.”

A Raiva é uma emoção que surge diante de uma frustração ou  ameaça. Ela é muito comum a todas as pessoas, podendo causar problemas nos relacionamentos, à saúde e a autoestima quando não é bem administrada pela pessoa.

Existem 2 tipos de raiva: a Saudável e a Prejudicial

A Raiva Saudável é uma irritação produtiva, um aborrecimento que estimula a pessoa a buscar ou  valer os seus direitos. Acompanhada por sentimentos de curta duração.

A Raiva Prejudicial é acompanhada de outros sentimentos negativos como a fúria, a revolta e o ódio, levando a pessoa a se comportar de forma violenta,  agressiva e fora do controle, diante de uma situação, muitas vezes sem tanta importância.

A raiva torna-se um problema  quando ela é experimentada de forma frequente e em forte intensidade, demorando para passar e levando a comportamentos de agressividade física ou verbal.

Se você está frequentemente com raiva, com atitudes explosiva, como se os nervos estivessem a flor da pele, busque fazer psicoterapia para  aprender a lidar e manejar a sua raiva de forma mais saudável e funcional.

Claudia Cruz – Psicóloga