“As vezes sinto que estou a flor da pele. Parece que vou perder todo o controle.”
A Raiva é uma emoção que surge diante de uma frustração ou ameaça. Ela é muito comum a todas as pessoas, podendo causar problemas nos relacionamentos, à saúde e a autoestima quando não é bem administrada pela pessoa.
Existem 2 tipos de raiva: a Saudável e a Prejudicial
A Raiva Saudável é uma irritação produtiva, um aborrecimento que estimula a pessoa a buscar ou valer os seus direitos. Acompanhada por sentimentos de curta duração.
A Raiva Prejudicial é acompanhada de outros sentimentos negativos como a fúria, a revolta e o ódio, levando a pessoa a se comportar de forma violenta, agressiva e fora do controle, diante de uma situação, muitas vezes sem tanta importância.
A raiva torna-se um problema quando ela é experimentada de forma frequente e em forte intensidade, demorando para passar e levando a comportamentos de agressividade física ou verbal.
Se você está frequentemente com raiva, com atitudes explosiva, como se os nervos estivessem a flor da pele, busque fazer psicoterapia para aprender a lidar e manejar a sua raiva de forma mais saudável e funcional.
Claudia Cruz – Psicóloga