Para algumas pessoas a ideia de tomar um medicamento por algun tempo, aumenta ainda mais a ansiedade. Além disso, mesmo nos dias atuais, onde as pessoas tem acesso as informações de forma rápida, ainda há muitas dúvidas que pairam a respeito de tomar ou não remédio para o tratamento da ansiedade.
Fica então uma pergunta que não quer calar: Dá para tratar a ansiedade sem medicamentos?
A resposta é DEPENDE! Nos casos mais leves da ansiedade é possível SIM tratar somente com a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC). Onde o paciente vai aprender técnicas e estratégias específicas para regular a ansiedade.
Nos casos onde a ansiedade é muito intensa, é necessário fazer uma avaliação com um psiquiatra para verificar a necessidade do tratamento medicamentoso! Geralmente é necessário o uso de remédios juntamente com a terapia, onde um tratamento complementa o outro.
Mas, pense em uma coisa:
Se você tem sintomas de ansiedade que atrapalham o seu dia a dia significativamente, causando prejuízos na vida pessoal, profissional e amorosa, não querer tomar remédio, pode ser ainda mais sofrido. E isso eu falo inclusive para as pessoas ou pacientes que chegam com essa dúvida no consultório.
Existem muitos mitos e tabus em relação a tomar remédio para ansiedade! A minha orientação é: Converse com o médico e tire todas as suas dúvidas em relação a tempo de adaptação, possíveis efeitos colaterais, reações adversas iniciais do tratamento e questões relacionadas a dependência ou não. Bem orientada(o) e esclarecida(o) controlar a ansiedade será bem mais rápido e menos sofrido.
* Somente um profissional da área da saúde pode avaliar a intensidade/gravidade da ansiedade, como psiquiatra e psicólogo.
Gostou do artigo? Compartilhe! Tem dúvidas sobre esse assunto? Entre em contato comigo!
Um grande abraço,
Claudia Cruz
Psicóloga/Terapia Cognitivo Comportamental
Uma resposta
Thanks!