Olá Pessoal! De volta com os artigos sobre autoestima e autoconhecimento!
Hoje quero deixar algumas perguntas já de inicio para reflexão: Como é a percepção que você tem de si mesmo? Qual opinião tem da sua imagem corporal? Criticas alheias são capazes de diminuir o seu valor? O que te define? – O que pensa de si mesmo ou o que acredita que outras pessoas pensam sobre você?
A autopercepção está relacionado com a forma como você se vê, o valor que atribui a si mesmo e o tipo de pessoa que acredita ser. Está diretamente vinculada ao nível de autoestima que você tem hoje.
Há pessoas que se enxergam mais bonitas, competentes e capazes do que realmente são. Relacionado a uma percepção superior e super – idealizada de si mesmo.
Em contrapartida há pessoas que tem uma visão pequena de suas capacidades, beleza e competências. Uma percepção inferior ou mesmo negativa de si. O que chamamos de autodepreciação.
Nos dois exemplos acima, podemos dizer que há uma distorção na visão de si mesmo. E sem autoconhecimento ter uma autopercepção muito elevada ou autodepreciada é muito prejudicial nos relacionamentos interpessoais.
Porque eu me enxergo assim?
A forma como você se enxerga não se formou da noite para o dia, ela foi construída desde a sua infância com mensagens positivas e/ou negativa; Primeiro com seus pais, depois com familiares, amigos e professores. Todos de alguma forma influenciaram na maneira como você se percebe hoje.
Essas mensagens assimiladas na infância e adolescência – distorcidas ou não – fazem parte do seu diálogo interior. Aquela conversa interna que você tem diariamente consigo mesmo.
Uma pessoa com autoestima baixa e uma percepção negativa de si mesmo, provavelmente terá um diálogo interior negativo, resultando em uma autocritica devastadora da sua autoestima.
Abaixo vou deixar um pequeno teste e algumas perguntas que servirão para seu autoconhecimento e autoavaliação. Caso não consiga visualizar clique aqui.
[googleapps domain=”docs” dir=”forms/d/e/1FAIpQLSfcnH-bV_deUGhLB_QUswK1gVzuzLbrvLKjSQ1IKgeiTbB08A/viewform” query=”embedded=true” width=”700″ height=”520″ /]
Perguntas:
- Quais são suas qualidades? Faça uma lista agora.
- Você está satisfeita(o) com sua imagem corporal? Se não, como acredita que poderia melhorar?
- Você respeita suas necessidades?
- Tem dado valor a si mesmo?
- Sua opinião é positiva sobre si mesmo?
- Você sabe dizer não?
- Seu diálogo interior é geralmente positivo ou negativo em relação a você?
Seu amor próprio é quem define o quanto você se permite ser feliz. (Autor desconhecido)
Um grande abraço,
Claudia Cruz
Psicóloga/Terapia Cognitivo Comportamental