#7 – Tenha uma Alimentação Saudável!
Olá Pessoal!
A dica dessa semana é sobre alimentação saudável. Pois alimentar-se de forma saudável e equilibrada melhora a autoestima, além de prevenir diversas doenças físicas e emocionais, como:
- Depressão;
- Estresse;
- Insônia;
- Gastrite;
- Enxaqueca e etc.
Para a Terapia Cognitiva a maneira como você percebe e interpreta as situações, influencia diretamente no seu comportamento e nas suas emoções (e sentimentos também). No entanto, não são só os pensamentos que interferem no seu comportamento e nas suas emoções, é também a forma como você se alimenta.
Há muito tempo as pesquisas indicam a forte relação entre a alimentação e as emoções, podendo ela prevenir ou desencadear doenças emocionais.
Reflita um Pouco:
- Como está a sua alimentação?
- Saudável;
- Pouco saudável;
- Nada Saudável.
- Como anda o seu estado de humor ultimamente?
- Irritada(o);
- Nervosa(o);
- Ansiosa(o);
- Triste.
Uma alimentação pobre em nutrientes importantes para produzir a serotonina, por exemplo, um neurotransmissor que dá a sensação de bem estar e prazer pode acarretar em:
- Preocupações;
- Irritação;
- Pessimismo;
- Fadiga;
- Distúrbios do sono;
- Sentimentos negativos.
A serotonina muito baixa causa:
- Quadros depressivos;
- Pânico;
- e ansiedade.
Na clinica sempre surgem perguntas como: “Tomo antidepressivo há muitos anos e não consigo deixar de tomá-lo, por que”? E a resposta é: como está a sua alimentação? Um carro não anda sem combustível e a serotonina não é produzida se não houver nutrientes encontrados na alimentação para a sua produção. O remédio faz a parte dele, a terapia faz a dela e a alimentação também. Por isso na minha opinião a combinação perfeita de tratamento é:
- Médico (com a medicação, quando necessária);
- Psicoterapia;
- E nutricionista.
Por isso, a razão de muitas vezes eu encaminhar pacientes para nutricionista com diagnóstico de depressão, ansiedade e até mesmo estresse.
Comida de vó – Alimentação saudável para o seu emocional
“Coma comida de vó”. Você já ouviu falar nessa expressão? Comer comida de vó é comer comida natural, de feira, como no tempo de nossas avós. A natureza é sábia e nela encontramos tudo o que o nosso organismo necessita.
Deixe de lado os alimentos industrializados, que nada acrescentam de nutrientes devido aos excessos de aditivos alimentares. Se a sua alimentação não está saudável, tente fazer uma reeducação alimentar e veja os resultados que terá, não só físicos, mas também no seu estado emocional.
Vou deixar aqui a dica de um livro que eu tenho como cabeceira da nutricionista Dr. Gisela Savioli que eu acompanho e que vale muuuito a pena a leitura: Clique aqui e saiba mais sobre o livro!
“Aquele que não tem tempo pra cuidar da saúde terá que arrumar tempo pra cuidar da doença”. Dr. Lair Ribeiro.
Um grande abraço e até a próxima dica,
👋😃 Claudia Cruz
Psicóloga/Terapia Cognitivo Comportamental.
FONTE (*) ANVISA: AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Aditivo alimentar é todo e qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos sem o propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais, durante a fabricação, processamento, preparação, tratamento, embalagem, acondicionamento, armazenagem, transporte ou manipulação de um alimento.
Esta definição consta do item 1.2 da Portaria SVS/MS 540, de 27/10/97
Respostas de 4
Amei esse tema,dicas maravilhosas vou por em pratica com ceretza.