A Reestruturação Cognitiva é um processo psicoterapêutico da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), que tem como objetivo ensinar os pacientes a modificar pensamentos *disfuncionais, distorções cognitivas e crenças limitantes, por pensamentos e crenças mais adaptativas, realistas e funcionais.
Para a Terapia Cognitiva a forma como atribuímos significado as situações, influência a maneira como nos sentimos e na forma como lidamos com ela.
O problema ocorre quando nossas interpretações são distorcidas e acabam gerando emoções e comportamentos disfuncionais. Portanto pensar, sentir e agir estão estreitamente relacionados entre si.
A Reestruturação Cognitiva conta também com estratégias e técnicas que são praticadas durante e fora da sessão. Ela é dividida em: identificação, contestação e modificação desses esquemas disfuncionais.
Dessa forma a pessoa pode ressignificar o pensamento, mudando seu estado emocional e seus comportamentos. Podemos dizer que ressignificar é:
- Dar um novo significado a algo;
- Mudar a perspectiva;
- Reformular a forma de interpretar as situações ou suas experiências.
Muitas vezes não podemos mudar uma situação, mas podemos escolher como queremos lidar com ela.
Ressignificar não quer dizer negar a realidade, nem mesmo pensamento positivo, pois isso seria mentir para si mesmo. Significa aceitar a realidade, buscando outras escolhas, perspectivas e interpretações.
Mudar o pensamento, mudando suas emoções e suas atitudes.
“Se você não pode mudar a situação, mude a perspectiva de seu olhar.”
Gostou de artigo? Compartilhe com sua rede social e deixe o seu comentário!
Psicóloga Claudia Cruz
*Disfuncional: São pensamentos ou comportamentos que não funcionam como deveriam funcionar, ou seja, são contraditórios a verdadeira realidade. “Não sou capaz de tirar notas boas”. Tal pensamento pode contradizer com a realidade se a pessoa se esforçar mais nos estudos.
Respostas de 5
Parabéns, muito interessante o teu blog 😉
Oi Claudine, muito obrigado! Que bom que você gostou! 😉
muito bom! posso saber qual a referência utilizada?