Você vê a mudança como um desafio ou como algo a ser evitado? Qual é a primeira coisa que vem na sua mente quando você pensa em possíveis mudanças no trabalho, nascimento de um filho, perda de emprego, aposentadoria entre outras coisas?
As mudanças acontecem desde o momento em que nascemos, seja ela grande ou pequena, elas acabam afetando a nossa rotina. O nascimento de um bebê gera grandes mudanças na vida de um casal, o início do casamento, a entrada para o mundo digital, mudanças hormonais no caso das mulheres em menopausa, gestantes e lactantes, mudar de cidade / estado, ou seja, são inúmeras as mudanças que ocorrem em nossa vida.
Podemos dizer que algumas mudanças podem em certo grau ser controladas como, trocar de emprego e mudar-se para uma casa nova. Em contrapartida acontecimentos maiores como romper um relacionamento e adoecer podem estar além do nosso controle e exigem maior adaptação por nós mesmos.
A chave para lidar com as mudanças é a ADAPTAÇÃO. Dependendo de como vemos ou percebemos as mudanças em nossa vida, a adaptação poderá ser rápida ou mais demorada. Se você vê a mudança como um desafio, provavelmente encontrará mais formas de lidar com ela, inclusive emocionalmente. Se você percebe a mudança como uma ameaça ou perigo, provavelmente levará mais tempo e dificuldade em lidar com ela.
Não aceitar as mudanças em sua vida pode levar a problemas emocionais, como depressão, raiva, constante frustração e estresse elevado. É como se o seus pensamentos estivessem mais direcionados em como “a vida era” e não aceitando “a vida como ela está agora”.Todo processo de adaptação e ajustamento em relação as mudanças pode ser rápido, lento ou mesmo demorado, vai depender de como você percebe as mudanças e seu grau de aceitação.
5 Dicas para Lidar com a Mudança:
- Examine suas atitudes e pensamentos em relação à mudança e busque atitudes positivas.
- Tenha ao máximo de informações quanto à mudança, pois isso poderá te deixar mais preparado e apto para desenvolver estratégias em como lidar com ela.
- Tenha alguém com quem você possa conversar e expressar seus sentimentos, em casos mais complexos busque terapia.
- Evite pensamentos como: “eu já DEVERIA ter me acostumado”.
- Elabore um plano de ação: como você pode melhorar a situação.
Muitos resistem as mudanças, mas ela é a única forma de progredir, aceite a mudança como um desafio, um aprendizado ou mesmo uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento pessoal.