Como é o dialogo interno que você tem consigo mesmo? Sabia que a maneira como você se trata interfere e muito no nível da sua autoestima, na sua relação consigo mesmo e consequentemente no grau de felicidade que você tem? Palavras de conforto, entusiasmo e motivação são muito importantes para desenvolver uma relação positiva consigo mesmo.
Há momentos em nossa vida que a autoestima pode estar elevada ou baixa, mas isso vai depender de vários fatores e um deles é a maneira como nos tratamos no dia a dia através da conversa interna.
Conversa interna negativa
Sabe aquela conversa interna que você tem consigo mesmo o dia inteiro? Então, ela mesma é um bom termômetro para você avaliar a sua relação consigo mesmo, pois, se você costuma se criticar com palavras rudes, negativas e até mesmo destrutivas, isso afetará seu autoconceito (a opinião que você tem de si mesmo), e sua autoestima. Consequentemente também vai gerar sentimentos negativos ao seu respeito como: falta de confiança, tristeza, falta de compaixão, falta de amor próprio entre outros.
Filtro negativo
Quando você costuma ter uma conversa negativa e autocritica, você acaba por filtrar só o negativo em você também, ou seja, seu olhar fica mais focado no que é negativo, esquecendo o positivo que há em você. Esse é outro fator que acaba com a sua autoestima e fere o seu autoconceito.
Agora se você tem uma conversa interna positiva, motivacional, se trata com compaixão quando erra, isso vai gerar sentimentos positivos ao seu respeito e consequentemente uma atitude positiva com você e com as oportunidades que a vida lhe trouxer. Abaixo vou deixar 3 dicas que te ajudarão a melhorar a relação consigo mesmo.
3 dicas para melhorar sua relação consigo mesmo
1 – Faça as pazes com você
A minha dica para você que quer melhorar sua relação consigo mesmo é: Faça as pazes com você, pois esse é o primeiro passo para melhorar sua autoestima.
Seja seu(a) amigo(a), se trate com compaixão. Diga palavras de motivação e superação todos os dias. Se tem uma pessoa que pode melhorar o seu dia, essa pessoa é você mesmo! É isso aí, esperar de fora o que pode vir de dentro é realmente uma terapia, pois gostar de si mesmo é tão importante e tão saudável ao mesmo tempo.
2 – Foque no que há de positivo em você
Deixe de focar o que você acredita ser negativo em você mesmo. Foque no que há de positivo, seja uma característica sua, atitudes que pessoas dizem que você tem e também se pergunte como você pode melhorar o que você não gosta em si mesmo. Assim poderá desenvolver e trabalhar suas potencialidades. Goste de você e como você é.
3 – Tenha um dialogo interno positivo e construtivo
Deixe de lado as criticas negativas e passe a ter uma conversa mais positiva, construtiva e motivadora com você. Isso vai fazer uma diferença muito grande, acredite. Além de mudar sua relação consigo mesmo, também trará sentimentos positivos e uma atitude ativa e saudável com você e com o mundo.
Se não te amares quem te amarás?
Não dá para crescer pessoalmente e profissionalmente se você estiver em guerra com você mesmo, ainda que você alcance os patamares do sucesso, seu grau de felicidade consigo mesmo não será suprido. Portanto ser seu próprio amigo é fundamental para uma vida plena e satisfatória. Transforme sua autoestima, transforme você!
Um grande abraço,
Claudia Cruz
Respostas de 8
Republicou isso em Humana.Mente.
Obrigado por compartilhar😉
Oi, Estou feliz por você estar gostando dos artigos e também compartilhando. Muito obrigado! Bjos e tudo de bom pra você!!!
Gostei …
Que bom Talita, fico muito feliz por você ter gostado do artigo!!! Bjos