Ansiedade

3 atitudes que podem estar atrapalhando a sua produtividade


O dia passa e parece que você não fez o suficiente? Parece que a sua produtividade está caindo e o cansaço aumentando?

Ser produtivo tem uma forte relação com a eficiência, ou seja, um dia produtivo é um dia onde você conseguiu realizar com eficiência seus objetivos, de forma que as atividades e tarefas fluem ao longo do seu dia. Porém muitas coisas podem atrapalhar a sua produtividade, como por exemplo: a ansiedade.

Ansiedade e produtividade

A ansiedade é um dos fatores que podem fazer com que a sua produtividade diminua, principalmente porque ela gera um cansaço físico e mental significativo capaz de interferir no seu desempenho diário. Seja ele no trabalho, em casa ou nos relacionamentos.

Expectativas, preocupações constantes, medos, apreensões, excesso de trabalho, multitarefas, informações em turbilhão e estresse somado a algumas atitudes, atrapalham o seu dia deixando ele improdutivo. Segue abaixo 3 atitudes que atrapalham a sua produtividade:

1 – NÃO DELEGAR TAREFAS: Ter todo o trabalho centralizado em você, além de te sobrecarregar, faz com que você passe mais tempo em atividades e tarefas que outras pessoas também podem fazer. Isso atrapalha a sua produtividade.

2 – NÃO SABER DIZER NÃO: Isso faz com que você diga sim para todas as atividades que não gostaria de fazer por medo de desagradar alguém, caindo no ciclo de abraçar tudo o que lhe aparece. leia: 5 dicas para aprender a dizer não.

3 – TRABALHAR MUITO SEM PAUSAS: Seu cérebro não é um computador para trabalhar sem fazer pausas. O estresse mental interfere na produtividade e no desempenho consequentemente.

Mas tem como resolver isso? Sim, sabe como?

1) Comece dividindo as tarefas com outras pessoas e você vai perceber que isso vai liberar um tempo precioso para o que realmente importa! Ah..mas eu não tenho como dividir com alguém e agora? Simples, priorize o que é mais importante e tem mais urgência e organize seu tempo para cada tarefa ou atividade a ser cumprida.

2) Você não precisa abraçar tudo o que tem que ser feito, pense no que é prioridade e que vai ajudar você a atingir os seus objetivos, seja no trabalho ou em casa. Aquilo que não se encaixa no que eu disse agora: DIGA NÃO. Acima deixei 5 dicas para te ajudar nisso.

3) Faça pausas de 10 a 20 minutos ao longo do dia para que você possa “espairecer, refrescar a cabeça e desestressar.” Pode parecer que isso não vai fazer muita diferença, MAS VAI, PODE TER CERTEZA! Seu corpo e mente precisa de pausas para se restaurar e recuperar a produtividade.

Para concluir deixo aqui um lembrete: Não vai ser de uma hora para outra que você vai conseguir mudar tudo isso, vá acrescentando aos poucos essas atitudes como hábitos novos. Dê micro passos se forem necessários, o importante é caminhar.

Agora me conta por qual estratégia você precisa começar? Deixa o número nos comentários 1,2 ou 3?

Um grande abraço,

Claudia Cruz

Psicóloga/Terapia Cognitivo Comportamental

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s