Mudança de Vida

Desafio dos 21 dias: Mude seus hábitos


Olá, tudo bem?

Hoje eu queria falar com você sobre mudança de hábito. Isso mesmo! Mudar hábitos para mudar sua autoestima. Você sabia que são necessários 21 dias para mudar hábitos? E com a ciência do seu lado? Além disso, os hábitos que adquirimos estão diretamente ligados à nossa autoestima.

No primeiro artigo eu falei sobre como a autoestima interfere na sua vida pessoal, profissional, social, familiar e na qualidade de vida que você tem. Ou seja, a maneira como você se percebe interfere e muito em tudo o que você faz.

E tudo o que você faz com frequência torna-se um hábito como: dirigir, escovar os dentes, tomar banho, lavar a louça, até a maneira como você trata a si mesmo e as outras pessoas tornam-se um hábito.

Os hábitos tanto podem ser bons e contribuir para o seu bem estar, como podem ser ruins.

Pare um pouco agora e responda: Qual mudança de hábito poderia deixar a sua autoestima lá em cima?

  • Pensar de uma forma mais saudável e positiva;
  • Ter um comportamento mais assertivo consigo mesmo e com as outras pessoas;
  • Aderir a uma dieta saudável;
  • Parar de fumar;
  • Ser mais simpática(o);
  • Mais alegre;
  • Mais positiva(o);
  • Mais grata(o) enfim são infinitas as possibilidades.

Há quem diga que mudar hábitos não é fácil, e não é mesmo, mas a ciência comprova que o cérebro precisa apenas de alguns dias para aderir ao novo comportamento.

Teoria dos 21 dias

Clock and Calendar

Eu não sei se você já ouviu falar na teoria dos 21 dias. Não se sabe ao certo como se chegou a esse número, mas a neurociência comprova que para mudar hábitos são necessários no mínimo 21 dias.

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos com 96 pessoas comprovou que o cérebro precisa de 18 a 254 dias para aderir ao novo hábito e a média é de 66 dias. Essa variação de dias acontece porque cada pessoa é diferente e algumas podem levar mais dias do que outras. Também vai depender da motivação, determinação, disciplina e da complexidade do hábito que se quer adquirir.

Recentemente eu também li sobre o caso de um homem que tentou ficar sem reclamar por 21 dias e conseguiu! Legal né?! O cérebro precisa de pelo menos 21 dias para que o comportamento se torne automático.

Em 1983 o artigo Three Weeks to a Better Me, na Reader’s Digest, relatou os esforços de uma mulher em não se criticar durante 3 semanas. Após esse período o cérebro cria novas sinapses aderindo ao novo comportamento.

Por onde começar

how-to-text-a-girl-you-like

Se você está acompanhando as publicações do blog e quer realmente mudar seus hábitos, padrões de pensamentos, comportamentos  e sua autoestima, é necessário então reunir toda a sua determinação, autodisciplina e motivação para mudar. Essa decisão pode transformar sua vida.

Cada artigo publicado aqui no blog é escrito por mim com muito carinho, com muita dedicação e baseado na minha experiência pessoal e profissional com cada paciente que obteve sucesso e mudança de vida. E não só eles, eu também!

Nas últimas semanas falamos sobre dicas, reflexões, artigos e um teste de autoestima. Essas publicações já poderão te ajudar a refletir como está a sua relação consigo mesmo e por onde você necessita iniciar seu processo de mudança e desenvolvimento pessoal.

Para começar identifique qual hábito você precisa mudar com mais urgência e faça a experiência por pelo menos 3 semanas de:

  • Não se criticar;
  • Parar de enxergar só o negativo em você;
  • Parar com o pessimismo;
  • Acreditar mais em você, se arrisque mais e veja o que acontece;
  • Praticar a gratidão por 21 dias;
  • Ficar sem reclamar;
  • Dedicar mais tempo para você;
  • Parar de se comparar e etc;

Todos esses tópicos são exemplos e estão relacionados com a baixa autoestima. Uma vez que você vê resultados em alguma área da sua vida, outras áreas também serão atingidas de forma positiva.

Não lute contra você mesmo

gesundheitstipps-jahreszeiten-640x427

Não lute contra você! Pois você não é o inimigo, é preciso lutar contra aquilo que impede você de ter uma autoestima elevada, de ser mais feliz consigo mesma(o). Busque autoconhecimento e mude seus hábitos para mudar sua autoestima.

Faça a experiência e depois me conta aqui no blog como foram essas 3 semanas de mudança de hábito.

Lembre-se que esse tempo pode ser maior! A disciplina, a motivação e a determinação serão grandes aliados nesse processo de mudança.

mudar01

Um abraço,

Claudia Cruz

 

Referências:

Ciência dos Hábitos. Mude qualquer hábito em apenas 21 dias! Será mesmo? Disponível em: <https://www.cienciadoshabitos.com/single-post/2015/02/20/Mude-qualquer-h%C3%A1bito-em-apenas-21-dias-Ser%C3%A1-mesmo/&gt;

Dicionário online de Português. Significado de hábito. Disponível em: <https://www.dicio.com.br/habito/&gt;

 

5 comentários em “Desafio dos 21 dias: Mude seus hábitos”

    1. Oi Neide,
      Tente mudar um hábito de cada vez, pois assim fica mais fácil a mudança e você consegue ter mais foco também. Depois me conta como foi tá!!!Bjos

      Curtir

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s