Dicas

[Dica 5] Pratique a Escrita Terapêutica


url1

 #5 – Pratique a Escrita Terapêutica!

Olá Pessoal!

A dica de hoje é sobre a escrita terapêutica📝. Sabia que escrever ajuda a melhorar a autoestima, a superar experiências traumáticas entre outros problemas emocionais?

São inúmeros os benefícios de quem escreve em um diário📖. Pois além de nos fazer refletir, escrever organiza os pensamentos, equilibra as emoções😟🙂, melhora a saúde física e traz bem estar emocional.

É comprovado cientificamente que a prática da escrita terapêutica:

  • Diminui o stress e a ansiedade;
  • Diminui a pressão arterial;
  • Melhora a concentração e a memória;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Melhora o sono;
  • E contribui para o autoconhecimento.

Um estudo realizado na Universidade da Califórnia (EUA) comprovou que uma área do cérebro escondida logo atrás dos olhos (chamada córtex pré-frontal ventrolateral direito) é ativada quando falamos e escrevemos sobre as emoções, produzindo efeito terapêutico. Isso reduz o desconforto que sentimentos negativos provocam nas amídalas – o famoso nó na garganta.(*)

Há anos trabalho com diário terapêutico📝 com meus pacientes para diversas queixas (eu chamo de Caderno de Terapia) e é muito evidente o quanto o diário ajuda no processo psicoterapêutico e no amadurecimento pessoal dos que se dedicam a escrever, além da melhora dos sintomas que os trouxeram a terapia😃👍.

Nele os pacientes escrevem livremente sobre situações que lhe trazem desconforto emocional, trabalham pensamentos disfuncionais e exercícios terapêuticos📝.

Então, Por onde começar?

organizacao-novo-ano-2017-2

Reserve todos os dias alguns minutos ⏰para escrever no seu diário, dedique-se a ele e vá acrescentando os itens aos poucos📝. Escreva também as anotações feitas nas dicas 😃👉01, 02 e 04 publicadas aqui no blog:

É aconselhável escrever no papel, mas você também pode utilizar o computador ou mesmo o celular📱. Há quem goste também de escrever com música🎶, não há problema algum,  o importante é escrever livremente🖊.

O hábito de escrever em um diário não exclui a consulta com o Psicólogo, pois muitas vezes é necessário ter um acompanhamento mais aprofundado com um profissional, especialmente se for necessário o uso de remédios para auxiliar no tratamento.

Pratique a escrita terapêutica😃 📝e em pouco tempo você vai começar a experimentar os benefícios 👍para sua saúde física e emocional.

Writing

Se você já escreve em um diário, compartilhe conosco a sua experiência com a escrita terapêutica! Deixe nos comentários!

Um grande abraço e até a próxima dica,

👋😃 Claudia Cruz

Psicóloga/Terapia Cognitivo Comportamental.

Fonte: (*) JCNET

3 comentários em “[Dica 5] Pratique a Escrita Terapêutica”

    1. Oi Ana Rita!!! Que bom que gostou, fico muito feliz! Obrigado por fazer parte das leitoras do blog!! Um forte abraço 🙂

      Curtir

  1. Quando eu era criança tinha um diário ,mas minha mae pegou p ler , pois a vizinha dela tinha pego o diário da filha e leu coisas ruins q a filha dela tinha falado sobre ela . Então a minha mae pegou o meu p/ ler tambem, não encontrou grandes coisas , so descobriu algumas coisas q a minha explicadora fazia comigo e q eu não gostava mt na epoca, coisas bobas como :”gritar, bater com estojo na minha cabeça e etc… rs”. Hoje estou com 30 anos ( me desculpem pelas abreviações , ainda mais escrevendo de forma mt informal em um site, na verdade , estou com preguiça de digitar rs).Mas voltando, hoje tenho 30 anos e não tenho mais diário, já pensou alguem roubar e se aproveitar do q escrevera outrora? rs. Ta! parecem filmes , mas nao gostaria de me expor tanto assim… Mas hj eu escrevo apenas p/ pessoas mt íntimas e msm assim quando me dar vontade de me expressar ou jogar um pouco para fora algumas emoçoes . Falo de tudo ao mesmo tempo, e quando percebo , já escrevi dezenas de coisas ( coitado de quem ler rs), recebi ate um livro ANSIEDADE de Augusto Cury de presente dessa pessoa que me escuta mais , não sei porquê ?ou finjo que não sei rsrsrsrsr, mas me identifiquei bastante, msm q a pessoa q me presenteou , ficou receosa de me dar, so detestei a dedicatoria feita , pois fez as pressas depois de ter ficado com o livro 1 semana p/ escrever algo e por fim ter copiado um trecho do livro e assinado … tá ! eu nao deveria ter falado q nao gostei da dedicatoria , nem sempre devemos falar tudo q se passa na nossa cabeça , mas no final, a pessoa que escutou era bem madura…As vezes eu escrevo no Word e depois de ler apago tudo , é uma forma de não perturbar tanto as pessoas com os meus textos rs…. IXI já escrevi demais !! Mas enfim, escrever faz bem para alma, corpo e espirito …

    Curtir

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s