Terapia Cognitiva

Você trata seus pensamentos como verdades incontestáveis?

Quantas vezes você tratou seus pensamentos como se fosse um fato indiscutível e tempos depois se deu conta que não levou em consideração outros pontos importantes? O mais engraçado de tudo isso é que nossas atitudes se baseiam no que estamos pensamento no momento e não examinar a situação como um todo pode levar a comportamentos desastrosos e desfechos extremamente ruins.

Pensando nisso, gostaria de falar com você hoje sobre um dos tópicos que abordamos em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental: Pensamentos X Fatos.

Muitas vezes, quando estamos com raiva, triste, ansiosos, preocupados ou mesmo com medo, corremos o risco de tratar nossos pensamentos como se fossem fatos, acreditamos de tal forma no que estamos pensando naquele momento, que podemos não nos dar conta de identificar se o que está passando em nossa cabeça pode ser simplesmente ideias e hipóteses.

Pensamento versus Fatos

Pensar que seu marido esta te traindo por estar chegando tarde em casa e não levar em consideração outros fatos possíveis, pode fazer com que você comece a tratá-lo de forma diferente e consequentemente a mudar seus sentimentos por ele.

Levar em consideração que ele tem falado que está sobrecarregado no trabalho, que pode estar preso no trânsito e que ele sempre foi um homem fiel tanto no namoro quanto no casamento, muda completamente o pensamento inicial e te dá a possibilidade de outras interpretações.

mulher-pensando-sexo

Acreditar que você não vai passar no vestibular e não levar em consideração que você tem estudado muito nos últimos meses, pode fazer com que você se desmotive e consequentemente comece a estudar com menos frequência.

O contrário também é verdadeiro, levar em consideração que você tem estudado e se esforçado muito nos últimos meses, pode fazer com que a sua motivação aumente e consequentemente o pensamento inicial fique enfraquecido.

Só porque você acredita que algo seja verdade, não significa que seja mesmo verdade.

Como os pensamentos te influenciam

Os pensamentos que temos no nosso dia-a-dia são hipóteses, ideias, perspectivas ou mesmo adivinhações e tanto podem ser verdadeiros (fato), como podem ser falsos (ideias).  Tratá-los como verdades absolutas sem antes examinar os possíveis fatos pode gerar grandes problemas em sua vida.

Os pensamentos motivam os nossos comportamentos e influenciam diretamente nossas emoções, ou seja, você se sente da maneira como você pensa  e se comporta da maneira como pensa também. Portanto vale a pena examinar sobre o que você anda pensando  ultimamente e como você tem tratado seus pensamentos: como verdades incontestáveis ou considerando outros fatos possíveis. Acredite isso faz toda a diferença.

2 dicas para Identificar os Pensamentos e Fatos

Geralmente os pensamentos que são considerados como fatos, na maioria das vezes são os negativos, por causa dos sentimentos (emoções) que intensificam os pensamentos. Situações de raiva, tristeza, ansiedade, medo, estresse entre outras situações, podem nos dificultar de considerar outros fatos possíveis. Uma boa dica é:

  1. Sempre exercite considerar outros fatos possíveis, diante de um pensamento ou convicção de algo;
  2. Pergunte a si mesmo: “Quantas pessoas concordariam comigo sobre esse pensamento?” Nesse caso tente ser parcial, buscando fatos que outras pessoas concordariam unanimente.

Fazendo isso você vai olhar para o todo de uma situação e perceber que pensamentos são pensamentos e que eles podem tanto ser verdadeiros como podem ser simplesmente fruto de uma ideia diante de uma situação vivida.

Caso você perceba que isso ocorre com muita frequência no seu dia-a-dia e seja difícil lidar com esses pensamentos, busque fazer psicoterapia para que você aprenda a lidar com esses pensamentos.

seguridad-ddd

Gostou do artigo? Compartilhe com sua rede social, pois ele pode ajudar outras pessoas! Ah deixe seu comentário ele é muito importante pra mim!

Um abraço,

Psicóloga Claudia Cruz

5 comentários em “Você trata seus pensamentos como verdades incontestáveis?”

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s