Mudança de Vida

Como você vê a mudança? Desafio ou ameaça?

57c57c9bbf5a4

Você vê a mudança como um desafio ou como algo a ser evitado? Qual é a primeira coisa que vem na sua mente quando você pensa em possíveis mudanças no trabalho, nascimento de um filho, perda de emprego, aposentadoria entre outras coisas?

As mudanças acontecem desde o momento em que nascemos,  seja ela grande ou pequena, elas acabam afetando a nossa rotina. O nascimento de um bebê gera grandes mudanças na vida de um casal, o início do casamento, a entrada para o mundo digital, mudanças hormonais no caso das mulheres em menopausa, gestantes e lactantes, mudar de cidade / estado, ou seja, são inúmeras as mudanças que ocorrem em nossa vida.

Podemos dizer que algumas mudanças podem em certo grau ser controladas como, trocar de emprego e mudar-se para uma casa nova. Em contrapartida acontecimentos maiores como romper um relacionamento e adoecer podem estar além do nosso controle e exigem maior adaptação por nós mesmos.

A chave para lidar com as mudanças é a ADAPTAÇÃO. Dependendo de como vemos ou percebemos as mudanças em nossa vida, a adaptação poderá ser rápida ou mais demorada. Se você vê a mudança como um desafio, provavelmente encontrará mais formas de lidar com ela, inclusive emocionalmente. Se você percebe a mudança como uma ameaça ou perigo, provavelmente levará mais tempo e dificuldade em lidar com ela.

Não aceitar as mudanças em sua vida pode levar a problemas emocionais, como depressão, raiva, constante frustração e estresse elevado. É como se o seus pensamentos estivessem mais direcionados em como “a vida era” e não aceitando “a vida como ela está agora”.Todo processo de adaptação e ajustamento em relação as mudanças pode ser rápido, lento ou mesmo demorado, vai depender de como você percebe as mudanças e seu grau de aceitação.

5 Dicas para Lidar com a Mudança:

  1. Examine suas atitudes e pensamentos em relação à mudança e busque atitudes positivas.
  2. Tenha ao máximo de informações quanto à mudança, pois isso poderá te deixar mais preparado e apto para desenvolver estratégias em como lidar com ela.
  3. Tenha alguém com quem você possa conversar e expressar seus sentimentos, em casos mais complexos busque terapia.
  4. Evite pensamentos como: “eu já DEVERIA ter me acostumado”.
  5. Elabore um plano de ação: como você pode melhorar a situação.

Muitos resistem as mudanças, mas ela é a única forma de progredir, aceite a mudança como um desafio, um aprendizado ou mesmo uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento pessoal.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s